Edição 2025
Edição 2024
edição 2023
edição 2022
edição 2021
edição 2020
Devido à crise global da COVID-19 e às recomendações e obrigações instauradas pelo nosso governo, as atividades previstas para a 7ª edição do Festival Portugal Internacional de Montreal tiveram de ser canceladas em 2020.
No entanto, a organização do Festival Portugal Internacional de Montreal apresentou à comunidade e à cidade de Montreal um projeto único e histórico:
Paulo Carreira, artista de origem portuguesa, residente em Montreal, criou a imagem de Amália Rodrigues de 13 a 23 de julho 2020, no prédio da Quincaillerie Azores Inc./Home Hardware, uma instituição da família Pereira, com mais de 50 anos, em frente ao Parc du Portugal.
Este mural veio engrandecer a herança artística portuguesa na nossa cidade, destacando o centenário da rainha do fado, a expressão da saudade. Amália Rodrigues, mais do que uma voz, a voz de um povo, que levou o nome de Portugal pelo mundo fora, contribuiu a enriquecer a nossa história e a levar o fado a património imaterial da humanidade.
O mural foi patrocinado por alguns dos comercios mais bem estabelecidos da nossa comunidade, assim como por empresários em nome próprio. Trata-se de um legado para as futuras gerações de luso-descendentes e para a nossa cidade, destacando um dos marcos incontornáveis da nossa cultura.
O mural foi concluído no dia 23 de Julho, dia em que foi registado o nascimento de Amália Rodrigues em 1920. Devido às circunstâncias extraordinárias naquele momento não foi possível fazer uma inauguração oficial, no entanto, neste dia, todos os membros do conselho do Festival estivaram presentes no local para receber os nossos medias e responder às suas perguntas.
Amália Rodrigues
Par Paulo Carreira
Parc du Portugal, Montréal, Qc - Canada
(23 juillet 2020)